Participamos do

Messi consegue substituir pena de prisão por multa de EUR 252.000

15:54 | Jul. 07, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A Audiência de Barcelona aprovou a substituição da pena de 21 meses de prisão para o craque argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, por uma multa de 252.000 euros, informou nesta sexta-feira a justiça.

A sentença, com data de 6 de julho e divulgada pelo tribunal provincial de Barcelona, também comuta a pena de 15 meses de prisão para Jorge Messi, pai do camisa 10 do Barça, por uma multa de 180.000 euros.

Os dois foram condenados por uma fraude de 4,1 milhões de euros contra a Fazenda, procedentes dos direitos de imagem do jogador entre 2007 e 2009.
Na Espanha, as penas de prisão inferiores a dois anos podem ser suspensas e substituídas por multas se o condenado é réu primário e assumiu a responsabilidade civil por seu crime.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No caso de Messi, a Audiência levou em conta a clareza no histórico do jogador e o fato de terem pago a responsabilidade civil e a multa imposta de 3,7 milhões de euros entre ambos.

"O anterior os tornam dignos para a concessão do benefício de substituição da pena de prisão por multa", indicou o tribunal.

A procuradoria aprovou o pedido da defesa do jogador. Durante o tempo da pena de prisão, os Messi deverão ingressar 400 euros por dia e "no caso do não cumprimento da pena alternativa, a prisão inicialmente imposta vai ser executada", advertiu o tribunal.

O pesadelo judicial o perseguia desde 2013 e termina em um bom momento para Lionel, que acaba de se casar com Antonella Roccuzzo e renovar contrato com o Barcelona. Segundo o clube catalão, Messi se tornou o jogador de futebol mais bem pago do mundo.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente