Participamos do

França anuncia detenção de homem que ameaçou matar o presidente Macron

07:29 | Jul. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A polícia anunciou a detenção de um homem de 23 anos que havia ameaçado matar o presidente francês Emmanuel Macron durante o tradicional desfile de 14 de julho, anunciou uma fonte judicial nesta segunda-feira. 
 
O homem foi detido na quarta-feira da semana passada e preso no sábado, segundo a fonte, que confirmou uma informação da imprensa francesa. O suspeito, que já foi condenado por apologia ao terrorismo, se define como "nacionalista" e tentava comprar uma arma na internet para atacar Macron. 
 
Durante a detenção, o homem afirmou que também desejava atacar "muçulmanos, judeus, negros e homossexuais", segundo uma fonte próxima à investigação. 
 
Ele disse que pretendia matar o presidente francês durante o tradicional desfile militar de 14 de julho, na avenida Champs Elysées de Paris, para o qual este ano também está convidado o presidente americano Donald Trump. 
 
O suspeito foi localizado em um fórum de jogos eletrônicos na internet, no qual deixou mensagens para comprar uma arma de fogo. Vários internautas o acusaram e isto permitiu sua detenção em casa. 
 
Em seu carro foram encontradas três facas de cozinha e a análise de seu computador revelou buscas na internet sobre possíveis alvos, indicou a mesma fonte. 
 
O detido foi condenado em 2016 a três anos de prisão - 18 meses em condicional - por ódio racial e apologia do terrorismo ao elogiar os atos de de Anders Behring Breivik, o autor do atentado de 22 de julho de 2011 na Noruega, onde morreram 77 pessoas. 
 
AFP 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente