Participamos do

Especialista diz que suposta foto de Earhart foi tirada muito antes de seu desaparecimento

06:11 | Jul. 12, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] Uma fotografia revelada recentemente, que supostamente mostra a aviadora Amelia Earhart nas Ilhas Marshall em 1937, é na realidade de um livro japonês publicado anos antes de seu desaparecimento, afirmou nesta quarta-feira um especialista militar.
A imagem desfocada que aparentemente mostrava uma mulher branca sentada em um cais das Ilhas Marshall provocou muito interesse em todo o mundo ao ser incluída em um documentário do History Channel, exibido na semana passada. A imagem renovou o interesse pela americana, pioneira da aviação, e seu copiloto, Fred Noonan, que despareceram em julho de 1937 quando sobrevoavam o Pacífico em uma tentativa de dar a volta ao mundo. O programa do History Channel sugeriu que a foto sem data encontrada no Arquivo Nacional de Washington mostra Earhart e Noonan capturados pelas forças japonesas. Mas o analista militar Matthew B. Holly afirmou que conseguiu rastrear a imagem, publicada originalmente em um livro de viagens à Micronésia escrito por um japonês e que foi publicado antes do desaparecimento de Earhart. O especialista aponta que, ao contrário da fotografia do Arquivo de Washington, a original, disponível na Biblioteca Nacional do Parlamento do Japão (http://dl.ndl.go.jp/info:ndljp/pid/1223403/99), tem a data e informa que foi feita no Atol Jaluit em 1935. O livro de viagens, de 111 páginas, foi publicado um ano depois. "Não há dúvida de que a foto foi tirada em 1935", disse Holly à AFP. "O livro é uma coleção de fotos de um homem (japonês) viajando em um navio (...) No final há uma série de fotografias das Ilhas Marshall", disse. Matthew B. Holly , um americano que vive em Majuro, capital das Ilhas Marhall, passou décadas procurando aviões americanos perdidos e militares falecidos neste país. Earhart e Noonan desapareceram depois de decolar de Lae, em Papua-Nova Guiné. Historiadores acreditam que ficaram sem combustível e seu avião, um bimotor Lockheed Electra, caiu no Pacífico, perto da remota Howland Island.

 

AFP

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente