Participamos do

Equipe da BBC é impedida de pousar no Iêmen a bordo de avião da ONU

10:12 | Jul. 19, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A bordo de um voo da ONU, uma equipe de três jornalistas da BBC foi impedida de pousar em Sanaa, capital do Iêmen, controlada pelos rebeldes xiitas huthis - informaram diferentes fontes nesta quarta-feira, 19.

Os voos humanitários com destino a Sanaa e aos territórios conquistados pelos rebeldes desde 2014 acontecem em coordenação com a coalizão militar árabe sob comando saudita. Há mais de dois anos, essa força impõe um embargo aéreo aos insurgentes.

"A coalizão suspendeu o voo da ONU que partiu na terça-feira de Djibuti para Sanaa por causa da presença a bordo de três jornalistas da BBC", declarou à AFP uma autoridade do Ministério iemenita da Informação, Saleh al-Humaidi.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O governo do presidente Abd Rabbo Mansur Hadi, com sede em Áden (sul), lamentou em um comunicado de seu Ministério da Informação "uma tentativa da ONU de embarcar jornalistas em seus voos ao Iêmen", expressando preocupação com sua segurança.

Um porta-voz do Escritório de Assuntos Humanitários (Ocha) no Iêmen, Ahmed ben Lassued, confirmou que o voo "foi cancelado no último minuto pela coalizão por causa da presença dos três jornalistas da BBC".

O conflito no país opõe rebeldes huthis, que controlam amplas faixas do território, incluindo a capital, Sanaa, e forças pró-governo, instaladas no sul. Estas últimas contam com o apoio da coalizão militar liderada pela Arábia Saudita.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente