Participamos do

Comissão da Câmara de Deputados nos EUA aprova proposta para carros autônomos

A medida significativa obriga que as montadoras a apresentarem relatórios de avaliação de segurança aos reguladores norte-americanos
16:45 | Jul. 20, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma comissão da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou uma proposta ampla nessa quarta-feira, 19, que permmite às montadoras disponibilizarem até 100 mil veículos autônomos sem atender os padrões de segurança automotiva existentes e impede os estados de imporem regras para esses carros.

 

A lei federal, primeira medida significativa para acelerar a entrada de veículos autônomos no mercado, obriga que as montadoras a apresentarem relatórios de avaliação de segurança aos reguladores norte-americanos, mas não necessita aprovação prévia do mercado de tecnologias avançadas de veículos.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

As montadoras teriam que ofertar carros autônomos "funcionando como o previsto e com características para evitar falhas de segurança", no entanto o Departamento de Transportes poderia não "autorizar a implementação ou teste de veículos autônomos em revisão de certificações de avaliação de segurança", conforme projeto de lei revelado na segunda-feira, 17.

 

O tema ganhou nova urgência em decorrência do aumento de 7,7% nas mortes em rodovias norte-americanas em 2015 em relação ao ano anterior para 35.200, o salto anual mais alto desde 1996. As mortes no trânsito aumentaram quase 8% nos primeiros nove meses de 2016, segundo dados do governo.

 

A General Motors, Alphabet, Ford Motor, Tesla e outras montadoras pressionam o Congresso para impedir as regras em análise na Califórnia e outros Estados norte-americanos que poderiam limitar a implantação de veículos autônomos.

Segundo a proposta, os Estados ainda podem determinar regras para licenciamento, registro, responsabilidade, seguros e inspeções de segurança, mas não poderiam definir padrões de desempenho de autocondução.

 

O Sindicato dos Consumidores, grupo de advocacia pública, disse nesta quarta-feira que a proposta precisa de mais mudanças e deve "garantir que as montadoras demonstrem a segurança dos veículos autônomos e não coloquem os consumidores em maior risco de acidentes".

A Câmara não aprovará o projeto de lei até que os deputados se reúnam novamente em setembro próximo, depois do recesso de verão.

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente