Participamos do

Dois amigos com deficiência se ajudam ao longo de 15 anos e plantaram mais de 10 mil árvores

"Você será os meus braços e eu serei os seus olhos", disse Jia Wenqui ao seu amigo de infância Jia Haixia
11:40 | Jun. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Dois amigos, de 55 e 56 anos, na China, conseguiram plantar mais de 10 mil árvores juntos ao longo dos últimos 15 anos, de acordo com o vídeo trazido pelo projeto social GoPro for a Cause. Isso por si só seria impressionante o suficiente. No entanto, os dois se ajudam na tarefa do plantio de uma forma especial: um deles não enxerga e o outro não tem os dois braços.

"Você será os meus braços e eu serei os seus olhos", disse Jia Wenqui ao seu amigo de infância Jia Haixia depois que este último perdeu totalmente a visão após uma explosão na mina na qual trabalhava em 2000 aos 39 anos. Já seu amigo perdeu os braços quando tinha três anos e tocou um fio de alta tensão que estava sem proteção no chão. Os dois explicam no vídeo, que busca reunir histórias de superação e ações de solidariedade, a razão por trás de plantar as árvores.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

[VIDEO1]

A vila de Yeli, na província de Hebei, onde os dois vivem já foi um local onde ao menos havia grama e árvores nas montanhas em volta, mas com a chegada das minas, tudo se tornou mais seco, desértico e poluído. Eles explicam que os ventos levavam muita poeira para a vila e isso poluía o rio, matando animais. Quando Haixia ficou cego, ele ficou muito deprimido, mas Wenqui, o incentivou.

"Nos perguntamos, 'o que devemos fazer?' nós não podemos ficar por aí, inúteis para a sociedade. Não existiam muitas opções para nós. Mas estar vivo significa ter um propósito. Então nós dissemos um para o outro, 'vamos plantar árvores'". Isso poderia ajudar a cidade a ficar mais verde, reduzir a poluição e diminuir a poeira que chega com o vento".

Desde então, os dois têm se ajudado nas tarefas diárias: Wenqui carrega Haixia nas costas ao atravessarem o rio; Haixia ajuda na limpeza de Wenqui; Wenqui ajuda Haixia a subir na árvore para que ele colete galhos para as mudas; Haixia planta as árvores enquanto Wenqui o orienta onde e como fazer isso; entre outras atividades em que os dois se completam.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente