Participamos do

Canoa havaiana conclui volta ao mundo após três anos de travessia

13:06 | Jun. 18, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Uma tradicional canoa havaiana de dois cascos terminou inédita volta ao mundo deste tipo de embarcação, na noite de sábado para domingo, depois de três anos de travessia.

 

A Hokule'a - que significa estrela de alegria e é o nome havaiano da estrela Arcturus- chegou à marinha da península Magic Island, em Honolulu, após percorrer mais de 40.000 milhas náuticas (74.000km). A embarcação zarpou em maio de 2014, saindo da ilha de Oahu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Uma multidão se reuniu para comemorar o fim da odisseia, que tinha como objetivo "tecer um colar de flores pelo mundo, compartilhando a sabedoria indígena e as iniciativas inovadores em matéria de conservação", revelaram os organizadores.

 

A tripulação utilizou antigos métodos de navegação, como estrelas, ventos e correntes para se orientar, assim como os primeiro colonos polinésios que chegaram ao arquipélago há muitos séculos.

 

Segundo a Sociedade Viajante da Polinésia, é a primeira canoa havaiana de casco duplo construída em 600 anos. O primeiro trajeto da embarcação foi em 1976, desdo o Taiti até a Polinésia Francesa.

 

A volta da canoa iniciou três dias de celebração, nos quais serão analisados outras viagens.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente