Participamos do

Países avaliam danos de ataque mundial de hackers

Mais de 150 nações tiveram computadores invadidos na sexta-feira, 12
13:01 | Mai. 15, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mais de 150 países amanheceram nesta segunda-feira, 15, avaliando os danos provocados pelo maior ataque de hacker já registrado na história e temendo novas invasões em sistemas e computadores.

De acordo com a Microsoft, o ciberataque da última sexta-feira, 12, fez "soar um alarme" para os riscos existentes e a vulnerabilidade das novas tecnologias. "O ataque vale como um alarme. Os governos não podem manter softwares que podem ser transformados em armas para hackers sem escrúpulos", disse a companhia em seu blog. O vírus usado no ataque mundial, considerado um "ransomware", bloqueia computadores e pede um "resgate" para que o usuário consiga acessá-lo novamente. O mecanismo teria sido roubado da agência norte-americana NSA e caído na mão de hackers.

O presidente russo, Vladimir Putin, fez umz dura crítica ao governo norte-americano e aos sistemas informáticos criados pelas agências. "A Microsoft disse claramente que o vírus nasceu nos serviços de inteligência dos Estados Unidos. Isso significa que algo pode se voltar contra quem o criou", disse Putin, em visita oficial a Pequim.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"O ataque deveria encorajar a comunidade internacional a debater o tema da cibersegurança em níveis políticos mais altos. No ano passado, Moscou propôs aos EUA um acordo bilateral sobre ameaças de hackers, mas, infelizmente, Washington recusou a nossa oferta", alfinetou o líder russo.

O jornal britânico "The Times" publicou que o governo e o Ministério da Saúde já tinham sido informados há um ano sobre os riscos de um ataque cibernético em grande escala contra hospitais, um dos alvos da invasão mundial de sexta-feira.

Ao todo, 200 mil computadores foram infectados em 150 países. Os "resgates" pedidos pelos hackers giraram em torno de US$ 300 para cada equipamento. Especialistas chineses contabilizam que 30 mil entidades, de diversos setores, foram atingidos. No Brasil, servidores públicos e empresas de telecomunicações também foram violados, como o Tribunal de Justiça de São Paulo, o Ministério Público e o INSS.

O Japão, por sua vez, informou que servidores do colosso Hitachi e da Nissan apresentaram problemas com o ataque.

Apesar da Europol garantir que não há nenhum novo risco de contágio global, os temores não passam. "Não foram registradas novas infeções de ransomware e isso é positivo. Significa que, no fim de semana, com o alerta do ataque em escala global, as pessoas começaram a fazer as atualizações de segurança em seus equipamentos", disse o porta-voz da Europol, Jan Op Gen Oorth.

Fonte: ANSA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente