Participamos do

Barcelona apoia referendo para independência da Catalunha

12:07 | Mai. 06, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O Barcelona se pronunciou, neste sábado, a favor do referendo para a independência da Catalunha, cujo presidente regional Carles Puigdemont quer realizar ainda em 2017.


Em breve comunicado, o clube disse que "adere ao Pacto Nacional pelo Referendo, à campanha de adesões para pedir apoio das instituições, entidades, cargos eleitos e privados, para celebrar um referendo sobre o futuro político da Catalunha".

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O presidente executivo catalão Puigdemont prometeu realizar o referendo em setembro deste ano, com ou sem o aval do presidente espanhol Mariano Rajoy, que afirmou que não vai permitir a consulta por considera-la inconstitucional.

 

O atual líder da Liga sempre manteve vínculo próximo com o catalanismo, como indica o lema "mais que um clube".

 

Nos últimos anos, a bandeira independentista se converteu em um símbolo frequente no estádio e entre os torcedores do time, o que chegou a gerar multa imposta pela Uefa de 150 mil euros em junho do ano passado. A entidade proíbe a difusão de mensagens políticas em jogos de futebol.

 

 AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente