Participamos do

Vida fora da Terra: Nasa faz descoberta sobre lua de Saturno

Segundo agência espacial americana, lua Enceladuas possui elementos necessários para abrigar vida
20:23 | Abr. 13, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1] 

A Nasa anunciou nesta quinta-feira, 13, que a lua Enceladus, uma das 62 localizadas em Saturno, possui elementos necessários para abrigar vida. Conforme a agência espacial americana, novas evidências apontam para a possibilidade de existência de mares líquidos no subterrâneo do planeta. Os dados do estudo são da sonda Cassini, responsável por explorar Saturno e suas luas.

[SAIBAMAIS]
Forças gravitacionais de Saturno seriam fonte da energia que mantém a água sob superfície da lua em estado líquido, segundo cientistas. A Nasa esclareceu que a descoberta não significa que qualquer tipo de ser biológico foi encontrado.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Os cientistas afirmam que Enceladus é uma superfície congelada, mas por baixo dela abriga um oceano de água salgada com níveis de hidrogênio, produzido como uma reação entre as águas quentes e rochas, que indicam que há fontes de energia como as fontes hidrotermais que encontradas na Terra. Os instrumentos da Cassini detectaram este hidrogênio molecular em 2015, quando a sonda teve sua maior aproximação com a superfície de Enceladus.


“Ainda não sabemos se há ‘vida lá fora’, mas, neste momento, estamos fazendo um progresso imenso”, disse Thomas Zurbuchen, um dos membros da Nasa, nesta quinta-feira.


"Não descobrimos vida em Enceladus, até agora, mas ficaríamos muito empolgados se pudéssemos detectá-la nessa lua", afirmou Chris Glein, um dos autores do estudo e membro da missão Cassini.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente