Participamos do

Guia ensina a combinar macarrões com molhos 'perfeitos'

Entre espaguete, penne, fusili e parafuso, os fabricantes de pasta já desenvolveram mais de 300 tipos de massas
15:12 | Abr. 27, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O macarrão faz parte do dia a dia de brasileiros e italianos. Entre espaguete, penne, fusili e parafuso, os fabricantes de pasta já desenvolveram mais de 300 tipos diferentes de massas, que exigem formas de cozimento diversas, além de terem formatos e aspectos variados.

 

Pensando nisso, a Associação das Indústrias de Doces e das Massas Italianas (AIDEPI) fornecerá, a partir de hoje, 27, um guia para ajudar a combinar cada formato a um molho ideal. É como uma espécie de “vade mecum”, útil tanto para os italianos, que consomem cerca de 24kg de massa por ano, quanto para os amantes de massas em geral.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

 

Existem quatro parâmentros importantes para serem observados com relação ao macarrão: o formato, a combinação ou não com molhos, a intensidade do paladar e o corte. De acordo com a forma, a experiência gastronômica se torna diferente.   

 

Em geral, os “formatos amigáveis” (como o gravatinha) combinam melhor com condimentos frescos, tais como uma massa fria com legumes. Já os formatos mais estruturados combinam com molhos mais “robustos”, como o de carne ou à amatriciana.  

 

As pastas em formatos grandes são ideais para condimentos que combinam elegância e consistência, enquanto os “mezze maniche” são versáteis e adequados para molhos práticos e rápidos. Os macarrões de superfície porosas vão bem com molhos mais leves, enquanto os de texturas mais lisas ficam perfeitos com os mais encorpados.

 

Fonte: ANSA

 

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente