Participamos do

Galeria Nacional de Roma faz exposição de arte no Instagram

Galeria é 1ª na Itália a usar rede social para fazer mostra
17:24 | Mar. 16, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[VIDEO1] A Galeria Nacional de Arte Moderna e Contemporânea decidiu usar a rede social Instagram para fazer uma "exposição" online de suas obras. A ideia é atrair o público mais jovem para, assim que conhecer uma das exposições pelo celular, para visitar o museu.

Para a campanha, a Galeria utilizou a hashtag #ScrollTheExhibition para mostrar as obras da mostra "Museum Beauty Contest" ("Concurso de Beleza do Museu", em tradução livre), que conta com retratos Giorgio de Chirico, Vincent van Gogh, Umberto Boccioni, Giovanni Boldini, Vincenzo Gemito, Michelangelo Pistoletto, Vittorio Corcos e Amedeo Modigliani.

A ideia do diretor do concurso Paco Cao é escolher os retratos de homens e mulheres mais bonitos através da votação do público - tanto online, no site do museu, como presencial.

Qualquer pessoa poderá ver a mostra, que conta com imagens em 360º, do Salão Central da Galeria no perfil oficial @lagallerianazionale tanto em smartphones como em tablets.

"Esse projeto simples, mas inovador, faz parte do caminho digital da Galeria Nacional, iniciado em junho de 2016 com a inauguração do novo site e o desenvolvimento de estratégias sociais. Assim, a Galeria e seus projetos poderão ser vistos de vários pontos de vista e transmitindo experiências diversas", disse a diretora do museu à ANSA, Cristiana Collu.

Ainda de acordo com a chefe do local, "a presença online e, em particular, a potencialidade do compartilhamento, são centrais na vida do museu".

E os números confirmam a versão de Collu. Com mais de 150 mil visualizações por semana, a conta no Instagram da Galeria, aberta em junho do ano passado, cresce a um ritmo de 300 seguidores a cada sete dias. A maior parte dos fãs online da entidade tem entre 18 e 34 anos e vivem em Roma.

Além disso, o museu decidiu abrir recentemente uma conta para o público adolescente, a @lagallerianazionaleteens. "Damos espaço aos millennials de maneira que eles nos apresentem as suas visões. 'Aprender com os adolescentes. Adolescentes nos ensinam' é o lema do novo perfil", acrescentou Collu. 
 
Agência ANSA 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente