Participamos do

Idosos que cuidam de netos vivem mais

Uma pesquisa analisou a rotina de 500 idosos e constatou que aqueles que cuidam de seus netos ou de crianças têm uma expectativa de vida maior
18:35 | Jan. 03, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]Um estudo feito pela Evolution and Human Behavior, apontou que os avós que cuidam dos netos apresentam uma expectativa de vida maior do que aqueles que não acompanham a rotina dos pequenos. Para chegar a essa conclusão, a pesquisa analisou 500 idosos com idades entre 70 e 103 anos.

 

 

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Desse montante, os pesquisadores dividiram os idosos em três grupos: os que ajudam na criação dos netos, os que não tinham netos e os que não participavam da vida das crianças. O resultado constatou que aqueles que cuidaram dos seus netos viveram 10 anos mais depois da pesquisa. Já os que não contribuíam na criação faleceram cinco anos após o fim da pesquisa.

 

%2bLeia Mais: Expectativa de vida do brasileiro sobe para 75,5 anos

 

Além disso, observaram que aqueles que não tinham neto, mas que cuidavam de outras crianças também apresentaram uma esperança de vida maior. Entretanto, para que a participação dos cuidados dos netos seja saudável, deve ocorrer de forma moderada, segundo Ralph Hertwig, diretor da instituição Center for Adaptive Rationality at the Max Planck Institute for Human Development. Caso contrário, pode causar estresse e desgaste físico.  

 

Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente