Participamos do

Novo secretário-geral da ONU toma posse e pede "ano de paz"

09:24 | Jan. 01, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O novo secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, disse neste domingo que gostaria de fazer "da Paz a nossa prioridade" em 2017, em uma mensagem de Ano Novo enviada em seu primeiro dia como chefe do organismo mundial. O ex-primeiro-ministro português, de 67 anos, recebeu o cargo de secretário-geral da ONU das mãos do sul-coreano Ban Ki-moon, herdando complexas crises em Síria, Sudão do Sul, Iêmen, Burundi, Coreia do Norte e outros locais.

"Como ajudar os milhões de seres humanos vítimas de conflitos e que sofrem enormemente em guerras que parecem não ter fim?", se perguntou Guterres. "Populações civis em vários pontos do globo são destroçadas sob a mais letal violência. Mulheres, crianças e homens são mortos ou feridos, vendo-se forçados a abandonar os seus lares, tudo perdendo", disse. "Nestas guerras não há vencedores; todos perdem", acrescentou.

Para 2017, Guterres pediu ao mundo uma resolução de Ano Novo compartilhada: "Façamos da Paz a nossa prioridade". "Façamos de 2017 um ano em que todos - cidadãos, governos, dirigentes - procurem superar as suas diferenças", acrescentou.

A eleição unânime de Guterres - que defendeu os direitos dos migrantes como Alto Comissário da ONU para os Refugiados durante uma década - revigorou os diplomatas da ONU, que o encaram como um político hábil que pode ser capaz de superar as divisões que complicam a organização internacional.

"A procura do bem supremo da Paz deve ser o nosso objetivo e o nosso princípio orientador", disse. "A dignidade e a esperança, o progresso e a prosperidade - enfim, tudo o que valorizamos como família humana - depende da Paz", indicou. "Mas a Paz depende de nós", concluiu.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente