Participamos do

Cocô de artista italiano é leiloado por 275 mil euros

Lata com o conteúdo é obra do artista conceitual Piero Manzoni
15:36 | Dez. 09, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Quanto vale um lata de cocô? E se for de um artista? Pois uma latinha vinda do italiano Piero Manzoni, que morreu em 1963, pode chegar até 275 mil euros. Foi essa a quantia paga em um leilão pela obra mais famosa do renomado artista italiano, a "Merda d'artista" ("Merda de Artista", em tradução para o português), que consiste em uma lata de 6,5 centímetros de diâmetro por 4,5 centímetros de altura com a etiqueta onde se lê "Merda de Artista. Conteúdo líquido 30 gramas.

Conservado ao natural. Produzida e empacotada em maio de 1961. Naquele ano, Manzoni, conhecido pelos seus trabalhos conceituais, teria defecado em 90 latas e começado a vendê-las em galerias de arte. Os valores para adquirir um pouco da "merda" do artista sempre foram altos, no entanto, 250 mil euros foi, de longe, a maior quantia.

A lata número 69 foi leiloada na casa milanesa Il Ponte, onde estava acontecendo uma venda de arte moderna e contemporânea. A ideia da obra para muitos é considerada inusitada e nojenta e para outros é uma genial "provocação artística" devido ao jogo de palavras que ela faz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Independentemente de qual das duas opiniões é a mais escolhida, na realidade não se sabe com certeza sobre o conteúdo da lata porque nunca alguma delas foi aberta antes. Segundo os especialistas, se os recipientes fossem abertos as obras perderiam seu valor, que cresce consideravelmente com o passar dos anos.

ANSA

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente