Participamos do

Esta terça-feira terá chuva de meteoros e superlua

Último evento astronômico do ano deixará a lua mais próxima da Terra e contará com a maior chuva de meteoros do ano
14:30 | Dez. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Quem não conseguiu ver nenhuma das superluas de 2016 terá mais uma oportunidade. A última superlua do ano será acompanhada de uma chuva de meteoros, os eventos astronômicos prometem deixar o céu desta terça-feira, 13, ainda mais especial.

A lua desta terça estará 14% maior e 30% mais brilhante que uma lua cheia normal e seu apogeu será por volta das 22 horas. Ela também estará visível durante toda a madrugada. Essa é a terceira superlua do ano, a primeira aconteceu em outubro e a segunda, em novembro.

Os fenômenos dessa noite poderão ser observados a olho nu. Entretanto, a claridade do céu causada pela luminosidade da superlua poderá deixar a chuva de meteoros menos visível para o público.

Uma dica para quem quer assistir a ambos os fenômenos é procurar um lugar longe da poluição luminosa. As luzes artificiais da cidade ofuscam a luminosidade natural do céu o que dificulta a observação da maioria dos meteoros. O horário mais indicado será perto das 2 horas da manhã desta quarta-feira, 14.

A chuva de meteoros é um acontecimento comum e ocorre todos os anos, geralmente entre os primeiros 20 dias de dezembro. Esse tipo de chuva de meteoros é chamada de Geminideas e no seu auge costuma ter uma média de 40 meteoros a cada hora.

Redação O Povo Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente