Participamos do

Ano de 2016 deve ser o mais quente da história, diz ONU

Temperatura está 1,2 graus acima da era pré-industrial
10:52 | Nov. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Organização Meteorológica Mundial (OMM), entidade das Nações Unidas (ONU), informou que o ano de 2016 caminha para ser o mais quente da história. Segundo uma nota divulgada pela entidade por causa da Conferência sobre o Clima (COP22), que ocorre em Marrakech, a temperatura do planeta neste ano está 1,2 grau superior aos níveis pré-industriais.

O ano mais quente da história foi 2015 e, desde então, as temperaturas analisadas por mês continuam em uma trajetória ascendente. "Um novo ano, um novo recorde. As altas temperaturas que vimos em 2015 aparentam que vão ser superadas em 2016. O calor suplementar [causado] pelo potente "El Niño" já desapareceu. O calor causado pelo aquecimento global continuará", disse o secretário-geral da OMM, Petteri Taalas.

Segundo o responsável pela agência, o fenômeno climático "El Niño" contribuiu para a alta, mas o efeito causado pelo lançamentos dos gases são os maiores causadores do problema. "Em parte da Rússia Ártica, as temperaturas estão entre seis e sete graus acima da média de longo prazo. Muitas outras regiões árticas e sub-árticas na Rússia, no Alasca e no noroeste do Canadá estão, ao menos, três graus acima da média. Estávamos acostumados a medir os recordes em frações de grau, mas isso é outra coisa", acrescentou Taalas.

O secretário-geral ainda apontou que "por causa das mudanças climáticas, a frequência e o impacto dos eventos extremos aumentaram". Taalas citou como exemplo que ondas de calor ou inundações que demorava "uma geração" para se repetir, agora estão mais recorrentes. (ANSA)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente