PUBLICIDADE
Notícias

'Mona Lisa do 3º Mundo': garota imortalizada em revista é presa no Paquistão

Sharbat Gula estampou capa da 'National Geographic" em 1985

10:09 | 26/10/2016
NULL
NULL

[FOTO1] 

A famosa refugiada afegã Sharbat Gula, que recebeu o apelido de "Mona Lisa do Terceiro Mundo" após estampar a capa da "National Geographic" em 1985, foi presa nesta quarta-feira, 26, no Paquistão. Ela é suspeita de falsificar o documento de identidade que usava no país.

[SAIBAMAIS]Sharbat era investigada pelas autoridades do Paquistão desde o ano passado, que descobriram que os documentos usados por ela, a identificando como Sharbat Bibi, eram falsos. Conforme uma autoridade local, a refugiada afegã poderia enfrentar entre 7 a 14 anos de prisão, além de multa, caso seja condenada.


A afegã ficou famosa pelas lentes do fotógrafo Steve McCurry, que conseguiu capturar a expressão de Sharbat, na época com 12 anos, quando ela havia chegado ao campo de refugiados de Peshawar, no Paquistão. Com a publicação da capa da revista, Sharbat ganhou o apelido de "Mona Lisa do Terceiro Mundo".


A famosa refugiada chegou a ser novamente fotografada por Steve McCurry em 2002, após muito esforço do fotógrafo. Ele encontrou Sharbat em um campo de refugiados, agora na cidade de Nasir, no Paquistão. Na nova foto, Steve buscou o mesmo ângulo, destacando os olhos verdes da afegã.

 

[FOTO2] 

TAGS