Participamos do

Drones americanos atacam dois líderes da Al-Qaeda no Afeganistão

07:37 | Out. 27, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Dois integrantes de alto escalão da Al-Qaeda no Afeganistão, encarregados de planejar atentados no país e no exterior, foram atacados por drones americanos, anunciaram nesta quinta-feira autoridades dos Estados Unidos.
O ataque, registrado no domingo na província de Kunar, limítrofe com o Paquistão, tinha como alvo Faruk al-Qatani, o emir da Al-Qaeda para o nordeste do Afeganistão, e seu vice, Bilal al-Utabi, indicaram as fontes.
Os militares americanos acreditam que os dois dirigentes, considerados "número 1 e número 2 ou 3" da Al-Qaeda no Afeganistão, morreram, mas ainda não confirmaram se o ataque foi bem-sucedido.
Os drones dispararam vários mísseis contra cada alvo, no que é considerada "a operação mais importante contra a Al-Qaeda em muitos anos", disse um responsável americano.
"Eles são os líderes mais importantes da Al-Qaeda no Afeganistão. Sua morte representaria um sério revés para o grupo terrorista" no Afeganistão, disse Peter Cool, do serviço de imprensa do Pentágono.
A Al-Qaeda segue "determinada a realizar ataques contra os Estados Unidos e seus aliados e sócios", acrescentou Cook.
Os Estados Unidos perseguem Qatani, próximo a Osama Bin Laden, há anos, disse Cook.
Qatani teria organizado o financiamento e a preparação de ataques contra as forças da coalizão no Afeganistão, assim como na Ásia do sudeste e no Ocidente.
"Al Utabi foi quem organizou tudo para converter o Afeganistão em uma retaguarda segura a partir de onde ameaçaria o Ocidente e que supervisiona o recrutamento e o treinamento dos combatentes estrangeiros", acrescentou Peter Cook.
"Se a eliminação for confirmada, isso dificultará as conspirações contra os Estados Unidos e nossos aliados", insistiu.
Qatani havia sido localizado em 2012, mas o ataque para eliminá-lo foi cancelado no último minuto devido ao risco de que fossem registradas vítimas civis.
No domingo, Qatani e seu assistente estavam na localidade de Hilgal, em Kunar, distrito de Ghazi Abad, disseram oficiais do Pentágono.
Estavam em dois edifícios separados por algumas centenas de metros, mas foram atacados quase simultaneamente com múltiplos drones.
Ao menos 15 insurgentes morreram, incluindo dois árabes e vários combatentes talibãs paquistaneses, disse o porta-voz provincial, Abdul Ghani Mosamem, à AFP.
Desde fevereiro, o Tesouro dos Estados Unidos designa Qatani, também chamado de Nayf Salam Muhammad Ujaym al-Hababi, como "terrorista".
Qatani, de nacionalidade catariana, que teria nascido na Arábia Saudita entre 1979 e 1981, estava ativo no Afeganistão ao menos desde 2009.
A partir de 2012, Qatani enviou vários suicidas contra bases das forças militares afegãs e comboios da coalizão ocidental, indicaram fontes do Pentágono.
Documentos encontrados na casa de Bin Laden, assassinado por um comando americano no dia 2 de maio de 2011 em Abbottabad, Paquistão, revelaram a importância que Qattani tinha na Al-Qaeda, indicaram as fontes.
Após os atentados de 11 de setembro de 2001, os Estados Unidos lançaram uma vasta operação contra os talibãs e a Al-Qaeda.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente