Participamos do

Escolas infantis na Argentina incluem cinema no currículo

Programa foi implantado na França, em 1989, hoje um dos maiores países no mercado cinematográfico europeu
19:31 | Set. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Escolas infantis agora terão cinema no currículo escolar. O programa de educação "Escola Vai ao Cinema" é inspirado em uma política semelhante da França. O acordo foi realizado durante visita do presidente francês, François Hollande, e teve o aval do INCAA Film, o instituto de cinema do país, da agência de filme CNC, da França, e do Instituto Francês.
 
Conforme o portal americano Variety, o objetivo é incentivar o aumento do público nos cinemas locais e o mercado de filmes argentino. Alunos de sete cidades argentinas assistirão à obras nacionais e estudarão o histórico e a crítica da produção cinematográfica no país.
  
"As crianças vão muito pouco ao cinema, e, do que viram, poucos são os filmes argentinos. E os filmes que se assistem são normalmente vistos online", afirmou o presidente do INCAA, Alejandro Calcetta. "Nós fizemos um programa de longo prazo que esperamos intensificar ao longo do tempo para que se torne parte da política do governo."

Para a implantação do programa francês École au Cinema, especialistas franceses se reuniram com profissionais argentinos, em Buenos Aires, para estudar uma forma viável de realizar a proposta. O programa foi lançado nas escolas francesas em 1989. Hoje, a França tem um dos maiores mercados nacionais na Europa, conforme estatísticas da CNC. "O trabalho tem que ser agora na distribuição e exibição. Se nós só produzirmos, mas não mostrarmos os nossos filmes, seremos um cemitério cinema", finalizou Calcetta.
 
Redação O POVO Online

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente