Participamos do

Astronautas de EUA e Rússia regressam após seis meses no espaço

10:30 | Set. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

[FOTO1]

Um americano e dois russos regressaram na madrugada desta quarta-feira à Terra, ao final de uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional, informou a Nasa.

O astronauta da Nasa Jeff Williams, que tem agora o recorde americano de 534 dias no espaço ao longo de quatro missões, pousou com seus colegas russos Alexey Ovchinin e Oleg Skripochka às 07H13 local (22H13 Brasília) nas estepes do Cazaquistão a bordo de uma capsula Soyuz.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

"Touchdown! Bem-vindos à casa @Astro_Jeff, oficialmente de regresso à Terra após 172 dias de missão e um total de 534 dias em 4 missões", celebrou a Nasa no Twitter.

[VIDEO1]

Sorrindo, Williams falou em um telefone por satélite logo após o pouso, antes de ser submetido a exames médicos, segundo imagens transmitidas pela Nasa.

Williams realizou cinco saídas ao espaço para instalar um adaptador de atracamento para as futuras capsulas da Boeing e SpaceX.

Williams, 58 anos e coronel da reserva, bateu o recorde de permanência no espaço do seu compatriota Scott Kelly, de 520 dias em órbita.

O recorde geral de permanência no espaço é do russo Gennady Padalka, com 879 dias.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente