Participamos do

Venezuela nega estar à margem das normas do Mercosul

A situação é alegada por Brasil, Paraguai e Argentina para rejeitar que Caracas assuma a presidência rotativa do Bloco
01:58 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A chancelaria venezuelana assinalou em um comunicado que "rejeita categoricamente as manobras e falsidades antijurídicas (...) que pretendem vender a infame ideia sobre o descumprimento por parte da Venezuela dos compromissos assumidos no Protocolo de Adesão do Mercosul".
Brasil, Paraguai e Argentina rejeitam que a Venezuela assuma a presidência do Bloco devido à crise política que abala o país caribenho; e Caracas "denuncia a persistência destes governos em violar os tratados constitutivos do Mercosul".
Apesar da oposição dos sócios regionais, Caracas içou a bandeira do Mercosul na capital venezuelana na semana passada para simbolizar o início de seu período na presidência temporária do Bloco.
Há três semanas, o Uruguai concluiu seu período de seis meses à frente do Bloco, e defendeu a entrega da presidência à Venezuela, seguindo o critério de ordem alfabética.
O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, advertiu que a Venezuela integrará o Bloco até que se aplique a cláusula democrática.
O Mercosul tem uma norma que prevê a possibilidade de suspender qualquer de seus sócios se os demais considerarem que houve quebra institucional que afeta a democracia.
A aplicação desta cláusula não foi discutida oficialmente para o caso venezuelano, apesar de o Paraguai ter solicitado, através de seu chanceler, Eladio Loizaga, "que (a Venezuela) liberte seus presos políticos e faça gestos que a comprometam com a democracia".

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente