Participamos do

Única russa do atletismo, Klishina avança no salto em distância; brasileiras caem

23:50 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Darya Klishina, única representante da Rússia no atletismo nos Jogos do Rio-2016, fez uma prova tranquila e se classificou à semifinal do salto em distância na noite desta terça-feira, no Engenhão. A atleta saltou 6,64 metros e avançou com a oitava colocação.

Ela competiu depois de comprovar que não fazia parte do esquema de doping organizado por autoridades russas. O restante da equipe de atletismo foi banida após um escândalo sistemático de doping.

"É muito difícil estar sozinha aqui, é claro que eu gostaria de estar com o meu time, com os colegas do meu país. Prefiro não falar muito sobre a minha última semana, foi muito difícil. Prefiro focar no que tem pela frente, a minha final", disse a russa, que precisou recorrer à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) nos últimos dias para ser liberada para competir no Rio.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

As duas brasileiras na eliminatória da prova não conseguiram avançar. Keila Costa terminou em 38º e último lugar saltando 5,86 metros. Bastante decepcionada com o resultado, a brasileira não quis dar entrevistas. Eliane Martins ficou em 23º com a marca de 6,33m. Ao tentar saltar, Eliane Martins teve um problema muscular na panturrilha direita e foi retirada da caixa de areia com o auxílio de uma cadeira de rodas. Seu salto de 6,24m foi validado, mas acabou sendo inferior ao primeiro 6,33m. "A participação foi boa, não o resultado esperado. Fiquei contente. Não é fácil estar aqui", afirmou.

Nos 400 metros com barreiras, o brasileiro Mahau Suguimati chegou em oitavo na sua série, mas avaliou que teve problemas por correr na raia 8. "Quando corre na raia 8, tem de dar o máximo e mais ainda. Forcei muito e não deu. Foi gostoso correr aqui", afirmou.

Nos 1500m, a queniana Faith Chepngetich Kipyegon surpreendeu e levou o ouro com 4min08s92. A favorita era a etíope Genzebe Dibaba, que ficou com a prata. Irmã de Tirunesh Dibaba, tricampeã olímpica, e de Ejegayehu Dibaba, prata em Atenas-2004, ela é a atual recordista dos 1500m, com 3min50s07.

O bronze foi para a norte-americana Jennifer Simpson. "Tive algumas lesões no mês passado e não pude fazer o que eu gostaria. Estou feliz com meu resultado", disse Dibaba, que vai competir agora nos 5000 metros, prova na qual conquistou bronze em Pequim-2008.

No salto em altura, o canadense Derek Drouin conquistou a medalha de ouro com 2,38m. Ele venceu Mutaz Essa Barshim, do Catar, que ganhou a prata, com 2,36m. O ucraniano Bohdan Bondarenko ficou com o bronze ao saltar 2,32m.

Na última prova da noite desta terça-feira, o jamaicano Omar McLeod venceu os 110m com barreiras com a marca de 13s05. A prata foi do espanhol Orlando Delgado e bronze ficou com Dimitri Bascou, da França.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente