Participamos do

UE nega fracasso em negociação comercial com os EUA e discussões prosseguem

10:40 | Ago. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O principal negociador da União Europeia nas conversas para um acordo comercial com os Estados Unidos e o porta-voz da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, rechaçaram nesta segunda-feira as declarações recentes segundo as quais as negociações desse acordo tivessem fracassado. As avaliações são feitas após no domingo o ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, também vice-chanceler do país, afirmar que "na minha opinião, as negociações com os Estados Unidos fracassaram na prática, ainda que realmente ninguém reconheça".

Nesta segunda-feira, a Associated Press questionou o negociador da UE, Ignacio García Bercero, se a informação de Gabriel estava correta. "Não, não. Lembrem-se do que disse Mark Twain", afirmou o negociador. "Twain disse certa vez que as notícias sobre sua morte eram "grandemente exageradas"", completou Bercero.

Porta-voz da chanceler alemã, Steffen Seibert disse que, ainda que a Europa e os EUA tenham desavenças em certos pontos do acordo comercial, as negociações não foram concluídas. Seibert também afirmou a repórteres em Berlim que "se continuará negociando" e lembrou que muitas vezes os acordos são fechados "na rodada final".

Gabriel disse no domingo que, em 14 rodadas de negociações da Associação Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês), não houve acordo entre as duas partes nos 27 capítulos de que tratam. A porta-voz Tanja Alemany disse que as declarações do ministro se fundamentam na falta de ação por parte de Washington e que "ele chegou à conclusão realista" de que não haverá acordo neste ano. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente