Participamos do

Turquia acusa a Áustria de ser a capital do 'racismo radical'

09:59 | Ago. 05, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O chefe da diplomacia turca acusou nesta sexta-feira Viena de ser a "capital do racismo radical", em resposta aos pedidos da Áustria para por fim às negociações de adesão de Ancara à União Europeia.
"O racismo é o inimigo dos direitos humanos e o chanceler austríaco teria de olhar primeiro para seu país. Hoje, a Áustria é a capital do racismo radical", afirmou Mevlut Cavusoglu ao canal TGRT.
Cavusoglu reagiu assim aos comentários do chanceler austríaco, Christian Kern, que pediu à União Europeia a cessar as negociações de adesão da Turquia pelo expurgo em grandes dimensões que Ancara realiza depois da tentativa de golpe em 15 de julho.
"Temos de enfrontar a realidade: as negociações de adesão são pura ficção (...) as normas democráticas turcas não são suficientes para justificar sua adesão", declarou Kern à imrpensa austríaca.
O chefe da diplomacia austríaca, Sebastian Kurz, reagiu imediatamente no Twitter às declarações de Cavusoglu: "Peço ao ministro das Relações Exteriores turco que aja com moderação e rejeito firmemente suas críticas. A Turquia deve moderar (...) sua linguagem e suas ações", escreveu.
AFP


Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente