Participamos do

Seleção brasileira encara a Colômbia no primeiro desafio eliminatório do Rio-2016

06:10 | Ago. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A seleção brasileira tem neste sábado um duro desafio na caminhada em busca do ouro olímpico. Enfrenta a Colômbia, uma equipe tem se mostrado forte física e taticamente, às 22 horas, no estádio Itaquerão, em São Paulo, por uma vaga na semifinal do Rio-2016. Neymar é dúvida por causa de entorse no tornozelo direito, mas a tendência é que vá jogar.

Em caso de empate no tempo normal, haverá prorrogação e, se necessário, disputa por pênaltis para definir o classificado. Quem passar joga contra o vencedor de Coreia do Sul x Honduras, que jogam às 16 horas no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. A semifinal será na próxima quarta-feira, no estádio do Maracanã, no Rio.

Apesar de o jogo ser eliminatório, o técnico Rogério Micale não vai abrir mão do sistema ofensivo em prol de um esquema mais conservador. �Não existe essa possibilidade. Vamos manter nossa forma de jogar, foi dessa forma que nos preparamos. O conceito, a forma de atuar, não mudam", disse.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Depois do tropeço nas duas primeiras partidas, a seleção deslanchou diante da Dinamarca e Rogério Micale achou o time na vitória por 4 a 0. Com Luan em campo, Neymar mais centralizado e participativo e Gabriel Jesus pela esquerda, a equipe manteve o mesmo nível quando variou do 4-3-3 para 4-2-3-1 e tomou conta do jogo. Situação que Micale espera ver repetida neste sábado, embora admita que o adversário seja bem mais forte.

Mas ele tinha nesta sexta-feira uma dúvida, ou dilema como definiu: manter Walace ou promover o retorno de Thiago Maia, que não jogou na última quarta em Salvador por suspensão. �Estamos pensando. O Thiago fez ótimas partidas antes da suspensão e o Walace fez uma partida perfeita contra a Dinamarca. Vamos ver o melhor encaixe", justificou Rogério Micale.

Na hipótese de Neymar não jogar - remota, a tomar como base o fato de, na tarde desta sexta-feira, o jogador ter caminhado normalmente, sem mancar, e não apresentar inchaço no tornozelo - o treinador poderá escalar os dois volantes. �Mas confiamos que o Neymar esteja pronto para o jogo".

RESPEITO A NEYMAR - O técnico da Colômbia, Carlos Restrepo, deu pista de que vai determinar atenção especial sobre Neymar. �Não podemos deixar de respeitá-lo", admitiu Micale, que não acredita que um dos artifícios dos colombianos será provocar o atacante, como aconteceu no jogo entre as seleções principais na Copa América do Chile, em 2015, nem tentar pará-lo com violência, como ocorreu na Copa do Mundo de 2014. �Não me preocupo em relação a isso, faz parte do passado. Estamos vivendo um outro momento, falando de Olimpíada", afirmou. �E Neymar é provocado onde quer que vá no mundo".

Preocupação é que o time mantenha o equilíbrio emocional mesmo que o gol demore a sair ou caso a Colômbia marque primeiro neste sábado - até agora o Brasil ainda não tomou gol na Olimpíada. �� um jogo em que as duas equipes precisam ganhar para passar de fase. Temos de tentar ganhar, independentemente do momento do gol. Quanto mais rápido, mais tranquilo fica. E se eles fizerem, temos de ter tranquilidade. São 90 minutos", alertou Rogério Micale.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente