Participamos do

Piscina com água esverdeada de saltos ornamentais será drenada

18:52 | Ago. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Os organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro anunciaram neste sábado que a piscina com água esverdeada que recebe as competições de saltos ornamentais será drenada e boa parte da água será substituída.

O gerente de instalações dos Jogos, Gustavo Nascimento, disse que as tentativas de fazer com que a água da piscina de 50 metros do parque aquático Maria Lenk volte à cor azul fracassaram.

"Tratamos durante dias. Obviamente não foi tão rápido como queríamos, então vamos trocar a água", indicou Nascimento em uma coletiva de imprensa. "Vamos drenar a água da piscina de competição e vamos trazer água da piscina de aquecimento", explicou.

A água ficou esverdeada devido a uma reação química causada por peróxido de hidrogênio que neutralizou o cloro, explicou Nascimento. Neste sábado, a água da piscina principal estava verde claro, enquanto a da piscina de saltos ornamentais permanecia turva. A água não será completamente substituída e continuará sendo tratada.

O início da competição de nado sincronizado no domingo obriga a uma medida drástica, indicou Nascimento. "Os atletas do nado sincronizado precisam que a água seja transparente para que eles possam se ver, por isso vamos trocar a água. Isso vai ser feito durante a madrugada. A água do aquecimento está em perfeitas condições (...). Esperamos que este problema esteja solucionado amanhã de manhã", acrescentou.

A substituição de 3,73 milhões de litros de água vai levar 10 horas. A polêmica sobre a água começou na terça-feira, quando a piscina ficou com a cor esverdeada. A organização insiste em que não há riscos para a saúde dos atletas.

Os atletas dos saltos ornamentais disseram que a cor não afetava o seu desempenho, mas o alemão Stephen Feck se queixou no Facebook de que a a instalação cheirava como se alguém tivesse soltado um peido.

Os jogadores de polo aquático, que usavam a piscina vizinha a de saltos no Maria Lenk - que também ficou verde - se queixaram de ardência nos olhos depois que os técnicos aumentaram a dose de cloro para forçar a volta da cor azul.

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente