Participamos do

Paulo Roberto comemora 15º lugar na maratona; Solonei diz que rendeu 20%

13:25 | Ago. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Para ter chance de brigar por uma medalha na maratona masculina dos Jogos Olímpicos do Rio, os brasileiros já haviam avisado que precisavam de um dia quente. O calor atrapalharia todo mundo e ajudaria quem está mais acostumado a esse clima, ou seja, os próprios brasileiros. O dia, porém, amanheceu chovendo no Rio e a prova toda foi sob garoa. Com a umidade alta, não havia muito o que fazer.

"A gente contava com o calor. A gente esperava a quebra, mas, com essa temperatura, todo mundo quebra. Quebra o cara lá da frente, mas quebra também quem está atrás", comentou Paulo Roberto de Paula, o 15.º colocado. Melhor brasileiro, ele foi o único que rendeu dentro do esperado, completando a prova com o tempo de 2h13min56, marca com a qual está acostumado.

"A prova foi boa. Fui oitavo em Londres, 15.º aqui. Foi o mesmo resultado para mim. Cheguei até melhor que em Londres fisicamente, fiz meu melhor. Nunca tinha corrido uma maratona no Brasil, foi a primeira vez. Saio daqui feliz. O 15.º para mim foi bom. Lutei até o fim e já saio com o pensamento em 2020", garantiu.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Já Solonei Silva, que tem 2h11min como melhor tempo da carreira, ficou muito longe disso. Completou a prova em 2h22min05s, no 78.º lugar, e admitiu que "nada do que imaginava" deu certo. Segundo ele, o corpo estava 100%, mas só rendeu 20%.

"Infelizmente existe uma questão de clima que é um dos fatores principais para o nosso desempenho. Fiz treinos 10 vezes melhores do que eu competi hoje (domingo). Correndo sozinho, sem torcida, na rua, eu faria esse tempo. Minha competição ficou muito a desejar. O que eu apresentei hoje foi muito aquém do meu rendimento. Fica a alegria de ter corrido uma Olimpíada em casa e realizado um sonho daquele cara que corria atrás de caminhão de lixo", comentou o corredor, que ganhou o Pan de 2011 e só chegou ao atletismo aos 27 anos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente