Participamos do

Parlamento da Espanha rejeita primeira tentativa de Rajoy para formar governo

15:42 | Ago. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Por 180 votos contrários e 170 a favor, o Parlamento da Espanha rejeitou nesta quarta-feira a primeira tentativa do primeiro-ministro em exercício e líder do Partido Popular, Mariano Rajoy, de formar uma coalizão de governo.

Rajoy teve seis votos a menos que o necessário para assegurar sua volta definitiva ao cargo, como esperado. Desde dezembro, a Espanha viveu duas eleições parlamentares sem, no entanto, conseguir formar um governo. Caso ele falhe novamente na segunda tentativa, marcada para sexta-feira, uma terceira eleição será realizada em 25 de dezembro.

Em sua segunda tentativa, ele precisará apenas da maioria simples dos votos. Atualmente, o primeiro-ministro em exercício tem os 137 votos de seu partido e outros 33 parlamentares. Ele precisa, no entanto, que algum outro partido ao menos se abstenha, o que parece improvável a esta altura.

Ele fez um apelo ao principal partido de oposição, o Socialista, que dê passagem e impeça a realização de uma terceira votação. No entanto, o líder socialista, Pedro Sánchez, descartou a possibilidade. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente