Participamos do

Obama se reunirá com presidentes da Turquia, China e Rússia durante o G-20

19:00 | Ago. 29, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O presidente dos EUA, Barack Obama, se reunirá com o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na próxima semana pela primeira vez desde a tentativa de golpe na Turquia, em julho, informou a Casa Branca nesta segunda-feira.

Obama também se reunirá com o presidente da China, Xi Jinping, durante várias horas em uma sessão para analisar a situação das relações EUA-China, disse Ben Rhodes, assessor de segurança nacional.

O presidente dos EUA deve também se reunir com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, durante para discutir a situação da Síria e da Ucrânia, disse Rhodes. No entanto, nenhuma reunião formal está prevista. As reuniões ocorreram à margem da cúpula do G-20, na China. Na reunião com Xi, Obama deve discutir uma série de diferenças entre os EUA e a China, incluindo as tensões no Mar do Sul da China, a economia, direitos humanos e a segurança cibernética, disse Rhodes.

A reunião de Obama Erdogan incidirá essencialmente sobre o fracasso do golpe, segundo Rhodes. A Turquia tem pedidos aos EUA para extraditar um clérigo Fethullah Gulen, que vive na Pensilvânia, a quem o governo turco diz que está por trás do golpe.

Obama também vai viajar para o Laos para uma reunião de líderes de membros da Associação de Nações do Sudeste Asiático, e tem planos para atender o novo presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte. Fonte: Dow Jones Newswires.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente