Participamos do

Mo Farah fatura bicampeonato olímpico nos 10 mil metros

22:50 | Ago. 13, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Bicampeão mundial, Mo Farah também agora é bicampeão olímpico nos 10 mil metros. O atleta da Grã-Bretanha conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, neste sábado, com o tempo 27min05s17. Para comemorar, fez o tradicional coração com as mãos na cabeça. Em uma prova de muitas ultrapassagens, o fundista contou com o empurrão da torcida nas arquibancadas do Engenhão. O queniano Paul Kipngetich Tanui (27min05s64) e o etíope Tamirat Tola (27min06s26) completaram o pódio.

Anunciado no telão, Mo Farah pediu ao público para ficar de olho no relógio ao fazer um gesto e tocar no punho. Dada a largada, foram 25 voltas emocionantes na pista olímpica do Engenhão. Mo Farah largou da última posição, tática usada outras vezes pelo atleta nascido na Somália. Logo estava junto com o pelotão da frente, mas tropeçou e caiu sozinho. Recuperou-se rapidamente e continuou na luta.

"Quando eu caí, pensei: 'Meu Deus, é isso'. Eu apenas levantei e tentei me manter com os caras e continuar forte. Nunca é fácil, mas todo mundo sabe o que eu posso fazer", afirmou. E ainda disse: "Eu pensei em meu trabalho árduo e que tudo podia acabar em um minuto. Eu não iria deixar, levantei rapidamente. Pensei em minha família, isso me deixou emotivo."

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Curiosamente só foi aparecer na liderança de uma parcial após 9 mil metros percorridos - ele era o quarto colocado quando faltavam apenas quatro voltas para o fim da corrida. Mo Farah ainda foi ameaçado pelo queniano Paul Kipngetich Tanui alguns metros depois, até reassumir a ponta e cruzar a linha de chegada na frente. O norte-americano Galen Rupp também oscilou bastante na prova, mais uma demonstração da fluidez da corrida.

O ritmo da prova dos 10 mil metros aumentou de forma impressionante nas últimas voltas. A terceira e a quarta antes do fim foram completadas em 1min02s7, a seguinte em 1min01s3 e a final em apenas 55s4, ou seja, a aceleração levou os atletas a uma velocidade 10% maior nos metros finais.

Mo Farah ficou bastante emocionado com a conquista do bi olímpico nos 10 mil metros, ajoelhou na pista e agradeceu. A partir daí, foi comemorar com os torcedores e, enrolado em uma bandeira da Grã-Bretanha, deu sua volta olímpica. Gesto que planeja repetir na próxima semana. O atleta britânico brigará também pelo título consecutivo nos 5.000 metros, no sábado. O tricampeão mundial nesta prova é novamente o favorito ao topo do pódio.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente