Participamos do

Fufão Lionrock atinge o norte do Japão e deixa ao menos 11 mortos

08:40 | Ago. 31, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
As fortes chuvas causadas pelo tufão Lionrock inundou cidades em todo o norte do Japão e deixou ao menos 11 pessoas mortas nesta quarta-feira, a maioria delas idosos residentes em um asilo que não conseguiram escapar enquanto o nível da água subia, disseram autoridades.

O lar de idosos que fica na cidade de Iwaizumi, e que só tem o piso térreo, tinha também pessoas que sofriam de demência e que tinham entre 80 e 90 anos. Ao menos nove idosos morreram.

Hiroaki Sato, um alto funcionário na empresa que coordena o lar de idosos, disse que a água subiu em questão de 10 minutos, tornando impossível para os nove idosos escaparem. A água ficou na altura do peito, disse Sato.

Apesar das advertências anteriores sobre a aproximação do tufão, apenas uma das oito

equipe estava de plantão durante a noite, disse Sato ao Kyodo News, acrescentando que uma linha de telefone foi cortada devido a inundações e ele não pôde fazer contato com os bombeiros e a polícia.

As autoridades encontraram ainda mais dois corpos em Iwate - um na mesma cidade e o segundo em outra cidade de Kuji -, de acordo com a agência de Gestão de Desastres e Fogo.

O tufão Lionrock atingiu a costa perto da cidade de Ofunato, localizada a 500 quilômetros de Tóquio, na terça-feira e atravessou a principal ilha de Honshu antes de sair para o Mar do Japão.

Esta foi a primeira vez que um tufão atingiu a costa na região norte desde 1951, quando a Agência Meteorológica do Japão começou a fazer os registros. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente