Participamos do

Filho de "El Chapo" pode ter sido sequestrado por cartel rival

17:20 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O filho do narcotraficante Joaquin "El Chapo" Guzman, Ivan Archivaldo Guzman, pode ter sido sequestrado em Puerto Vallarta junto com outros cinco homens que estavam com ele num restaurante. De acordo com as autoridades, os autores do sequestro são um grupo criminoso que atua na região e estaria disputando território com o cartel de "El Chapo".

De acordo com o Procurador do estado de Jalisco, Eduardo Almaguer, ainda não é certo que o filho de El Chapo estava entre os sequestrados, já que os investigadores estão tendo problemas para identificar as vítimas. "Vários têm identidades falsas", disse Almaguer.

Especialistas afirmam que Ivan Archivaldo assumiu o controle de parte do negócio do pai após ele ter sido preso novamente em janeiro. Além disso, o cartel de Jalisco cresceu rapidamente e se tornou uma das gangues mais poderosas do México, ao lado do cartel de Sinaloa de Guzman.

De acordo com estudiosos, podem haver ainda outros motivos para alguém querer raptar Ivan Archivaldo. Ele tem atropelado seus aliados em negociações e é um homem muito "exibido", que ostenta bebidas caras, roupas, armas e carros nas redes sociais, o que pode ter desagradado os traficantes mais tradicionais, que tem um perfil mais discreto.

"Ivan Archivaldo é um pouco maluco, eu acho", afirmou Raul Benitez, especialista em segurança que ensina ciência política na Universidade Nacional Autônoma do México. "Ele passa o tempo inteiro postando coisas no Facebook, WhatsApp e Twitter. Um narcotraficante sério não faz isso", completou. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente