Participamos do

EUA realizam primeiro bombardeio contra o EI na cidade líbia de Sirte

O ataque foi anunciado nesta segunda-feira,1, pelo chefe do governo líbio de união nacional, Fayez al-Sarra
13:21 | Ago. 01, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

O chefe do governo líbio de união nacional (GNA),Fayez al-Sarra, anunciou nesta segunda-feira,1,que os Estados Unidos realizaram ataques aéreos contra posições do grupo Estado Islâmico (EI) em seu reduto de Sirte, à pedido do governo. O Pentágono confirmou o ataque.


"Os primeiros ataques americanos contra alvos precisos do Daesh (acrônimo em árabe do EI) foram realizados hoje" à pedido do GNA, "infligindo duras perdas (aos extremistas) em Sirte", cidade localizada 450 km a leste de Trípoli, indicou Sarraj durante um discurso televisionado.


"Em resposta ao pedido do centro de comando de operação (para a retomada de Sirte) e em coordenação com o ministério da Defesa, o conselho presidencial (GNA), na sua qualidade de comandante supremo do exército da Líbia pediu apoio direto para os Estados Estado para realizar ataques aéreos direcionados contra posições do EI na cidade de Sirte e seus arredores", acrescentou o chefe de governo.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine


Estes ataques "ocorrem num âmbito limitado de tempo", disse Sarraj, ressaltando que os mesmo "não vão ultrapassar os limites de Sirte e seus subúrbios".
As forças do GNA apoiadas pela ONU tentam recuperar o controle de toda a cidade de Sirte, na qual entraram em 9 de junho e a cercaram.
O EI aproveitou-se do caos na Líbia desde a queda do ex-ditador Muammar Khaddafi para se estabelecer no país e tomar Sirte, em junho de 2015.

 

AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente