Participamos do

Confederação Brasileira de Atletismo vê evolução em resultados na Olimpíada

08:50 | Ago. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Mesmo com as provas ainda sendo realizadas, o atletismo brasileiro já comemora o maior número de finais realizadas nas últimas três Olimpíadas. Em nove modalidades diferentes, os atletas do País se classificaram para a fase decisiva. Em Londres-2012, foram cinco; em Pequim-2008, quatro.

"Nosso primeiro objetivo era conseguir o maior número de atletas e conseguimos. Foram 67. A segunda meta era aumentar o número de finais, o que também foi atingido. A avaliação já é bastante positiva. Tivemos uma clara evolução�, diz Antonio Carlos Nunes, superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo.

O carro-chefe da boa participação foi, obviamente, o salto com vara. Thiago Braz conquistou o ouro e ainda bateu o recorde olímpico com o salto de 6,03 metros. Foi a primeira medalha do atletismo desde o ouro no salto em distância de Maurren Maggi em 2008. Entre homens, o primeiro ouro desde Joaquim Cruz, nos 800 metros em 1984.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

O arremesso de peso foi a grande surpresa. No feminino, Geisa Arcanjo repetiu o feito de Londres chegando à final e terminou em nono lugar. O masculino foi mais longe. Darlan Romani bateu duas vezes o recorde brasileiro e conquistou o quinto lugar na classificação geral. Na decisão, Darlan atingiu 21,02m já no primeiro arremesso. �Passar a barreira dos 21m era um dos meus sonhos�, disse o catarinense de 21 anos.

O Brasil atingiu marca histórica também no arremesso de martelo. Desde Los Angeles-1932, o Brasil não disputava a modalidade. Wagner Domingos, o Montanha, terminou a fase de classificação em nono entre os 32 participantes e garantiu presença entre os 12 atletas que brigam por medalha - acabou ficando em 12º lugar.

A marcha atlética também teve bons resultados. O quarto lugar de Caio Bonfim nos 20km e o sétimo de Erica Sena também são contabilizados como finais, de acordo com a confederação.

Completam a lista de finalistas dos Jogos do Rio Altobeli da Silva, que alcançou o décimo lugar nos 3.000m com obstáculos com tempo de 8min26s30, sua melhor marca na temporada, o revezamento 4 x 100m masculino, que também fez o melhor tempo deste ano: 38s19, além da equipe masculina do 4x400m.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente