Participamos do

Com 2 ouros, Brasil já tem melhor campanha na história; EUA chegam a 100 medalhas

01:50 | Ago. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A quinta-feira duplamente dourada para o Brasil representou muito para a história do País em Jogos Olímpicos. Com as vitórias do dia na vela e no vôlei de praia, já são cinco medalhas de ouro e outras cinco de prata e de bronze. Qualitativamente, já é o melhor desempenho brasileiro em uma edição de Olimpíada, superando Atenas-2004, na Grécia.

Há 12 anos, o Brasil conquistou cinco medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze, totalizando 10 premiações. Agora, no Rio de Janeiro, já são 15 e mais uma está garantida, já que o futebol masculino está na decisão contra a Alemanha, marcada para este sábado, no estádio do Maracanã. Com 16, só falta uma para igualar em quantidade o desempenho de Londres-2012 - foram três de ouro, cinco de prata e nove de bronze.

No entanto, a meta estabelecida pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) antes da Olimpíada - de 25 a 27 medalhas para estar no Top 10 do quadro de medalhas - está difícil de ser alcançada. Faltando três dias de competições, o País conseguiu subir duas posições - ultrapassando Jamaica e Espanha - e agora está na 13.ª colocação. Para chegar ao 10.º lugar, precisa de, no mínimo, três de ouro. Isso se os concorrentes acima não vencerem mais.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Outro destaque do dia no Rio-2016 foi, mais uma vez, os Estados Unidos. Nesta quinta-feira, os norte-americanos chegaram à 100.ª medalha nesta Olimpíada. Ela veio com o bronze de Ashley Spencer nos 400 metros com barreiras feminino, em prova que a vencedora também foi uma norte-americana: Dalilah Muhammad. No total, são 35 medalhas de ouro, 33 de prata e 32 de bronze, muito à frente de Grã-Bretanha (22 de ouro) e China (20 douradas).

Até agora, 82 países já ganharam ao menos uma medalha no Rio-2016. As novidades do dia foram México e Jordânia, que nesta quinta-feira ganhou a sua primeira medalha na história do país com o ouro de Ahmad Abughaush na categoria até 68kg do tae kwon do.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente