Participamos do

COI decide fazer 'vista grossa' para faixa religiosa de Neymar

10:40 | Ago. 21, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

As regras são claras: nenhum sinal político, comercial ou religioso deve fazer parte da cerimônia de entrega de medalhas nos Jogos Olímpicos. No último sábado, quando Neymar subiu ao pódio para receber sua medalha de ouro, a faixa "100% Jesus" chamou a atenção de muitos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Alguns na entidade indicaram neste domingo que eram favoráveis a um exame do caso. Mas, nos bastidores, a ordem é clara: abafar o ocorrido e tentar ignorar o incidente. Dirigentes, em uma reunião do COI nesta manhã no Rio, admitiam que a manifestação religiosa havia sido "um deslize". Mas, diante da festa, não haveria como impedir Neymar de usar a faixa. Agora, a ordem é a de fazer "vista grossa" para não estragar a imagem da entidade.

Apesar de lamentar a situação, ninguém na família olímpica está disposto a manchar a medalha brasileira com um caso disciplinar. "Tomamos nota do fato", declarou Mark Adams, porta-voz do COI, ao Estadão.com.

Seja assinante O POVO+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Issa Hayatou, que chegou a presidir a Fifa após a renúncia de Joseph Blatter e é membro do COI, não deixou de destacar a festa brasileira no Maracanã. "Foi como uma final da Copa do Mundo e certamente para alguns tem o mesmo valor quando ela é vencida dessa maneira", declarou à reportagem.

Entre os dirigentes, a esperança agora é de que se reforce as mensagens aos atletas para que evitem esse tipo de manifestação religiosa.

Durante os últimos 16 dias, o COI ainda teve de abrir mão de uma de suas regras: a de impedir qualquer manifestação política por parte de torcedores. A Justiça brasileira acabou autorizando a liberdade de expressão dentro dos estádios e ginásios olímpicos.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente