Participamos do

Brasil perde para Holanda e cai nas quartas do handebol feminino

11:41 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Campeã mundial em 2013, a seleção brasileira de handebol feminino viu o sonho da medalha olímpica inédita escorrer pelos dedos ao ser eliminada pela Holanda nas quartas de final dos Jogos do Rio, com derrota inapelável por 32 a 23, repetindo o desempenho de Londres-2012.
A última esperança do Brasil no handebol recai sobre os ombros da seleção masculina, que alcançou as quartas de final pela primeira vez, mas enfrenta nesta quarta-feira a favoritíssima França, atual bicampeã olímpica.
No duelo com as holandesas, a Arena do Futuro ferveu aos gritos de "Brasil, Brasil", mas a equipe europeia começou mais ligada na partida, abrindo logo vantagem de 3 a 1.
As brasileiras erravam muitos passes, e só conseguiam se manter no jogo graças às defesas milagrosas de Babi.
A reação veio com Alexandra Nascimento, e Ana Paula virou o marcador (4-3).
O Brasil continuava errando muito e sofreu uma sequência terrível de três gols em pouco mais de um minuto, quando estava em inferioridade numérica causada pela expulsão temporária de Dani Piedade (11-8 para a Holanda). O público gritava "Uh, defesa", mas de nada adiantava.
Alê Nascimento estancou a ferida com uma bela deixada e Babi incendiou a torcida ao defender um pênalti de Polman.
O fim do primeiro tempo foi mais equilibrado e o Brasil conseguiu reduzir a diferença para apenas um gol (12-11) logo antes do intervalo.
Tudo indicava que as brasileiras iriam embalar no segundo tempo, mas aconteceu o oposto. Como já havia ocorrido na primeira etapa, as holandesas começaram melhor e abriram vantagem de quatro gols (18-14) em menos de dez minutos.
O Brasil desperdiçou várias chances de encostar, com dois pênaltis perdidos e contra-ataques desperdiçados.
A bola teimava em não entrar, enquanto as holandesas continuavam marcando forte e ampliando a vantagem, que chegou a ser de seis gols (22-16), aos 17 minutos da etapa final.
A torcida gritava "eu acredito", e a reação veio em seguida, com um tiro de sete metros de Alê e um gol sensacional de Fran do meio da quadra, surpreendendo a goleira holandesa.
A reação, porém, foi apenas fogo de palha, e as holandesas conseguiram controlar o jogo até o fim, terminando a partida com nove gols de vantagem.
Um desfecho cruel para uma seleção brasileira que tinha tudo para brilhar em casa.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente