Participamos do

Antiga fábrica de Schindler poderá virar Museu do Holocausto

Fundação adquire local onde industrial alemão, retratado em filme por Spielberg, salvou milhares de judeus das mãos do regime nazista e pretende transformá-lo em memorial
13:58 | Ago. 16, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O industrial alemão Oskar Schindler salvou mais de 1,2 mil judeus das mãos do regime nazistaA antiga fábrica do empresário Oskar Schindler (1908-1974) na localidade tcheca de Brnenec poderá ser convertida num novo memorial do Holocausto, noticiou o jornal tcheco Pravo. Segundo o diário, uma fundação comprou o terreno para onde, em 1944, Schindler mudou sua fábrica, que originalmente ficava em Cracóvia, na Polônia. O local esteve inutilizado por décadas.

O fundador e diretor do The Endowment Fund Memorial of Shoah and Oskar Schindler, Jaroslav Novak, explicou ao jornal que já conta com o apoio das autoridades locais, mas ainda busca recursos para financiar o projeto, que tem por objetivo restaurar todo o complexo.

"Nosso objetivo principal é restaurar o edifício e a área ao redor, retornando à condição histórica original, incluindo as torres de observação e o hospital", afirmou Novak. Ele disse acreditar que o projeto deverá receber financiamento público, já que o edifício restaurado deverá atrair muitos turistas.


Segundo uma biografia do historiador americano David M. Crowe, Schindler foi "um oportunista com coração de ouro" que salvou a vida de 1.200 judeus durante o nazismo. O cineasta Steven Spielberg constou a história do empresário no filme A lista de Schindler, de 1993, que ganhou sete Oscars, incluindo os de melhor filme e direção.

Graças a seus bons contatos com as autoridades nazistas de Cracóvia, adquiriu a empresa Deutsche Emailwarenfabrik, chamada Emalia, que havia sido propriedade de um judeu. Após adquirir a fábrica, Schindler a transferiu para Brnenec, junto com os centenas de trabalhadores judeus que empregou e, assim, salvou de serem deportados para os campos de extermínio.

DW

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente