Participamos do

"Achei o menino deitado sob os destroços"

Em entrevista a jornal alemão, socorrista que resgatou garoto após bombardeio em Aleppo pede ajuda internacional para acabar com ataques aéreos na cidade. Imagem da criança ferida rodou o mundo
10:05 | Ago. 19, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O pequeno Omran e sua irmã, também ferida no bombardeioApós a imagem de um menino de cinco anos ferido num bombardeio na cidade síria de Aleppo chocar o mundo, o tabloide alemão Bild entrevistou o socorrista que salvou o garoto.

Omran, mais uma criança vítima da guerra na Síria

"Eram cerca de 8h30 quando conduzi a ambulância a uma casa no bairro de Al-Qatergui. Estava tudo cheio de destroços e poeira após o bombardeio. Quando desci da ambulância, vi o menino deitado sob os destroços", disse Ammer Hamami, citado pelo Bild nesta sexta-feira, 19.

Após sentar o menino, identificado como Omran D., numa cadeira da ambulância e resgatar os demais membros da família, Hamami os conduziu a um hospital algo perigoso em meio a bombardeios do regime sírio e da Rússia.

O ataque ao prédio onde Omran e seus familiares viviam deixou três mortos. Os três irmãos e os pais do garoto sobreviveram, mas não querem voltar para casa. "Os moradores desse bairro têm medo de voltar, porque os aviões de combate russos não param de bombardear a área", disse Hamami ao Bild.

"É um genocídio o que acontece aqui. Nós e nossas crianças somos bombardeados pela Força Aérea russa, e os governos europeus ficam observando", criticou. "Não precisamos de ajuda humanitária, precisamos da ajuda do mundo para que os bombardeios sistemáticos de Bashar al-Assad [presidente sírio] e seus aliados contra nós finalmente acabem."

O fotojornalista Mahmud Raslan, que capturou a imagem de Omran transformada num novo símbolo da guerra síria, afirmou que o menino já está melhor e junto com a família.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente