PUBLICIDADE
Notícias

Solar Impulse 2 pousa no Egito

O avião pousou nesta quarta-feira no aeroporto do Cairo, dois dias depois da decolagem em Sevilha, Espanha, na penúltima etapa da volta ao mundo iniciada em Abu Dhabi em 9 de março de 2015

05:49 | 13/07/2016
NULL
NULL
O avião, que utiliza como combustível apenas a energia solar, pousou no Egito às 7h 10min (2h 10min de Brasília).
O Solar Impulse 2 havia decolado na segunda-feira de Sevilha, cidade na qual havia pousado em 23 de junho, depois de cruzar pela primeira vez o Oceano Atlântico.
Do Cairo, a aeronave decolará nos próximos dias rumo a Abu Dhabi, destino da 17ª e última etapa da volta ao mundo.
O Solar Impulse 2, que pesa 1,5 tonelada e tem a mesma envergadura de um Boeing 747, voa a uma velocidade média de 50 km/h graças às baterias que armazenam a energia solar captada por células fotovoltaicas instaladas nas asas.
"Foi fantástico, todo saiu muito bem", declarou o suíço André Borschberg, piloto durante a penúltima etapa, em uma conversa com o centro de controle da missão em Mônaco.
"Vi todos os países, Argélia, Tunísia, Itália", contou.
"Foi magnífico, vi tudo", completou Borschberg, que no comando do Solar Impulse 2 sobrevoou as famosas Pirâmides e a Grande Esfinge de Gizé antes de pousar no Cairo.
Durante a volta ao mundo iniciada há 16 meses, o Solar Impulse 2 fez escalas em Mascate (Omaã), Ahmedabad e Varanasi (Índia), Mandalay (Mianmar), Chongqing e Nanjing (China), Nagoya (Japão) e Havaí (EUA).
No Havaí, a aeronave teve que fazer uma longa escala técnica de quase 10 meses para o reparo de algumas baterias, danificadas na primeira etapa de seu voo sobre o Pacífico,, que durou cinco dias entre Nagoya e o arquipélago americano.
Depois do reparo, o Solar Impulse 2 partiu do Havaí e fez algumas escalas nos Estados Unidos, em São Franscisco, Phoenix, Tulsa, Dayton, Lehigh Valley e Nova York.
Na segunda-feira 20 de junho o avião decolou com destino a Sevilha, onde pousou após uma viagem de 71 horas e 8 minutos de voo solitário, sem interrupção.
AFP
TAGS