Participamos do

Parlamento da Tunísia retira voto de confiança ao premiê após pressão

20:20 | Jul. 30, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Parlamento da Tunísia retirou neste sábado, por esmagadora maioria, seu voto de confiança ao primeiro-ministro tunisiano, Habib Essid, que está há dois meses sob pressão desde que o presidente, Beji Caïd Essebsi, desautorizou seu governo e convocou um gabinete de união nacional.

A retirada do voto de confiança foi aprovada por 118 votos, ultrapassando facilmente o número mínimo de 109. Três pessoas votaram contra a retirada e 27 se abstiveram.

Embora o resultado fosse esperado, uma vez que Essid tem enfrentado críticas de todo o espectro político da Tunísia, a votação foi uma marca da instabilidade que tem atormentado o país norte africano, uma vez que deu início a uma onda de rebeliões pró-democracia em todo o mundo árabe em 2011.

O presidente do Parlamento, Mohamed Ennaceur, disse aos legisladores que a Tunísia está "viva por uma situação difícil, que exige sacrifícios de todos" e acrescentou que "agora temos que olhar para o futuro para retornar a esperança a todos os tunisianos".

Ao contrário dos países árabes companheiros como o Egito, Iêmen, Síria e Líbia - cujas revoltas degeneraram em golpes ou conflitos civis anárquicas - a Tunísia manteve a sua democracia parlamentar em meio a ataques de jihadistas, inflação acelerada e altas taxas de desemprego.

No entanto, as dificuldades têm minado a autoridade do Essid, cuja posição também tem sido prejudicada por manobras políticas dentro do partido secular Nida Tounis e pressão do presidente do país, Beji Caid Essebsi, que chamou para um novo governo de unidade nacional no mês passado.

Essid disse que iria fazer o seu melhor para garantir que a transição para o novo governo fosse tranquila. Apesar das críticas ferozes de seu governo durante a sessão parlamentar extraordinária, ele disse que o debate "consagrada a democracia nascente da Tunísia".

"Apesar dos problemas graves que o nosso país enfrenta, não temos medo e a Tunísia tem os recursos necessários para enfrentar os desafios", disse ele, antes de ser aplaudido de pé pelos legisladores que o tinham deposto.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente