Participamos do

Merkel diz que ações da Rússia provocaram perda de confiança da Otan

05:52 | Jul. 07, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O reforço da Otan no leste da Europa, que deve ser ratificado esta semana na reunião de cúpula de Varsóvia, se justifica pela atitude da Rússia na Ucrânia, que provocou uma perda de confiança, afirmou nesta quinta-feira a chanceler alemã Angela Merkel.
"Os atos da Rússia na crise ucraniana perturbaram profundamente nossos aliados do leste. Quando o império do direito e a inviolabilidade das fronteiras se veem rebatidos por palavras e atos, a confiança diminui", declarou Merkel no Parlamento.
A reunião de Varsóvia, na sexta-feira e sábado, acontece em um momento no qual "a situação da segurança dentro e ao redor da Europa se transformou de maneira significativa", completou.
Para acalmar os aliados que conquistaram a independência de Moscou no início dos anos 1990, a Otan decidiu ampliar a "Força de Resposta" (NRF, Nato Response Force) ao triplicar seus efetivos, até 40.000 soldados, e criar uma "ponta de lança" ('Spearhead') de 5.000 homens, com capacidade de deslocamento em poucos dias em qualquer foco de crise.
A Polônia e os três Estados bálticos conseguiram ainda mais e a reunião deve ratificar o envio a estes países de quatro batalhões multinacionais (entre 600 e 1.000 militares cada), com base em um rodízio.
As medidas foram decididas depois que a Rússia anexou, em março de 2014, a península da Crimeia e se envolveu no mesmo ano com a rebelião separatista do leste da Ucrânia.
Ao mesmo tempo, a chanceler estendeu a mão a Moscou, ao afirmar que as medidas são dissuasivas e "profundamente defensivas". Merkel disse que Otan deseja retomar o diálogo com a Rússia.
"Uma segurança duradoura na Europa só pode ser conquistada com a Rússia", destacou.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente