Participamos do

Luto no Iraque após atentado do EI que matou mais de 200 pessoas

15:10 | Jul. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O Iraque presta homenagem nesta segunda-feira às mais de 200 pessoas que morreram no domingo em um atentado em Bagdá reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), um dos mais violentos da história do país.
As autoridades anunciaram nesta segunda-feira um balanço atualizado de 213 vítimas fatais. No domingo, o número de mortos era de 119.
O balanço transforma este em um dos ataques mais graves na história do Iraque, um país que sofre há muitos anos com atentados contra locais de grande público, como centros comerciais, mercados ou mesquitas.
O atentado deixou em evidência mais uma vez a incapacidade do governo iraquiano de aplicar medidas de segurança eficazes.
O primeiro-ministro, Haider al-Abadi, que visitou o local do ataque no domingo, decretou luto nacional de três dias e prometeu "punir" os responsáveis.
O atentado foi executado por um combatente do EI que detonou um carro-bomba em uma rua do bairro comercial de Karrada. O local estava lotado, com pessoas que faziam compras para a festa que marca o fim do Ramadã, o mês de jejum muçulmano.
O atentado também deixou mais de 200 feridos, informou o governo. O balanço aumentou consideravelmente porque a explosão provocou incêndios em prédios e lojas próximas.
Hussein Ali, um ex-soldado de 24 anos, contou à AFP que seis funcionários de uma loja que pertence a sua família morreram no atentado.
"Vou voltar ao campo de batalha. Ao menos lá eu sei quem é o inimigo e posso combatê-lo. Mas aqui não sei contra o que tenho que lutar", disse.
O atentado foi reivindicado pelo EI, que indicou em um comunicado que um homem-bomba iraquiano atacou os xiitas, a comunidade muçulmana majoritária no Iraque e considerada herege pelos radicais sunitas.
O ataque também demonstra que o EI tem a capacidade de cometer ações devastadoras em pleno centro de Bagdá, apesar das derrotas militares sofridas no Iraque nos últimos meses, com a perda de cidades como Tikrit, Ramadi e sobretudo Fallujah, que foi reconquistada em junho pelas forças iraquianas.
O primeiro-ministro Al-Abadi, criticado por ser incapaz de proteger os civis, anunciou no domingo uma mudança nas medidas de segurança, entre elas a retirada dos detectores de explosivos considerados ineficazes.
Também ordenou ao ministério do Interior que acelere a mobilização de um dispositivo para inspecionar veículos em todas as entradas de Bagdá, por onde passam a cada dia milhares de caminhões e carros particulares.
No domingo, os habitantes de Bagdá demonstraram sua revolta atirando pedras na direção do comboio de Al-Abadi, que disse compreender os "sentimentos de emoção, tristeza e raiva".
O atentado de Bagdá foi condenado pela comunidade internacional, incluindo o enviado da ONU para o Iraque, Jan Kubich, que o chamou de "ato covarde e odiosos de proporções sem precedentes".
"O ataque não faz mais que reforçar nossa determinação de apoiar as forças de segurança iraquianas", afirmou o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Ned Price.
Washington lidera a coalizão internacional que realiza a cada dia ataques aéreos contra posições do EI. Esta ofensiva permitiu às forças iraquianas retomar parte dos territórios perdidos em 2014 e avançar até Mossul, a segunda maior cidade do país e último grande reduto do EI.
Os extremistas também estão sob pressão na Síria, onde perdem terreno no norte e leste, mas ainda conservam importantes territórios como a cidade de Raqa, que virou a "capital" do EI.
AFP

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente