Participamos do

Brexit não deve afetar finanças da União Europeia, avalia Moody's

23:40 | Jul. 20, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A agência de classificação de risco Moody's disse em um relatório divulgado nesta quarta-feira que não espera que a decisão do Reino Unido de se desvincular da União Europeia (movimento apelidado de Brexit) altere a capacidade ou a disposição dos membros do bloco de honrarem suas obrigações.

"Um forte histórico de gerenciamento do Orçamento e profundos recursos orçamentários dão apoio às finanças da UE", avalia a agência. "O Orçamento balanceado e um gerenciamento de caixa conservador reduzem o risco de liquidez".

A Moody's pondera, no entanto, que o Brexit ressalta o risco de uma fragmentação política na UE e diz que "o apoio popular à união deve se dissipar em outros países-membros".

"Embora a Moody's estime que o risco de outro desmembramento seja baixo, os acontecimentos que indicam fragmentação política podem representar desafios à UE, com os interesses nacionais ameaçando minar a credibilidade da formação institucional do bloco", diz a agência. (Matheus Maderal - matheus.maderal@estadao.com)

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente