Participamos do

Atentado a bomba no sul da Alemanha deixa um morto e 12 feridos

Uma explosão na entrada de um festival de música na cidade de Ansbach deixou um morto de 12 feridos, três dos quais em estado grave. Segundo a polícia, o autor do ataque era um refugiado sírio, que morreu na explosão.
03:00 | Jul. 25, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

Polícia isolou a área do atentado em Ansbach

Um refugiado sírio de 27 anos detonou, na noite deste domingo, 24, uma bomba caseira na entrada de um festival de música na cidade de Ansbach, no sul da Alemanha, e morreu no atentado. Segundo as autoridades, ele já havia tentado cometer suicídio antes e era conhecido da polícia.


Outras 12 pessoas ficaram feridas, três das quais em estado grave, mas, segundo o secretário do Interior da Baviera, Joachim Herrmann, nenhuma corre risco de vida. A explosão ocorreu por volta das 22h (hora local).

O homem tentou entrar, na noite deste domingo, 24, com uma mochila com explosivos no festival de música onde se encontravam 2.500 pessoas, mas foi impedido porque não tinha ingresso. Ele então detonou a bomba caseira na entrada do festival.

Os explosivos que ele carregava tinham potencial para matar muitas pessoas, disse Herrmann na madrugada desta segunda-feira. À agência de notícias alemã dpa, o secretário do Interior da Baviera disse considerar provável que se trate de um ataque com motivação islamista. As autoridades não descartam se tratar de um ato terrorista.

As pessoas foram evacuadas das áreas próximas ao centro histórico da cidade. Ansbach tem cerca de 40 mil habitantes e fica a 40 quilômetros da cidade de Nurembergue.

Motivos

Segundo Herrmann, a motivação do homem-bomba ainda não foi esclarecida. Ele chegou à Alemanha há dois anos e entrou com pedido de asilo. O requerimento foi negado há um ano, e desde então o refugiado vivia no país com status de "tolerado" (geduldet) em um abrigo na cidade de Ansbach. O homem já havia tentado cometer suicídio duas vezes e havia sido internado em um hospital psiquiátrico.

As autoridades querem agora determinar se se trata de terrorismo islâmico. A polícia busca descobrir com quem o homem-bomba se comunicou, disse o promotor Michael Berger a jornalistas. Com o homem os investigadores encontraram um telefone celular, que está sendo analisado por especialistas. As buscas no local do crime devem se estender pelos próximos dias.

A explosão em Ansbach é o quarto ataque no sul da Alemanha em menos de uma semana. Na última terça-feira, um jovem de 17 anos feriu a golpes de faca e machado passageiros de um trem regional, próximo à cidade de Würzburg. Na sexta-feira, um alemão de ascendência iraniana atirou contra passantes na cidade de Munique, deixando nove mortos e 35 feridos. No sábado, dia anterior ao ataque em Ansbach, um refugiado sírio de 21 anos atacou passantes na cidade de Reutlingen, matando uma mulher e ferindo outras duas pessoas.

DW

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente