Participamos do

Tropas da Síria chegam à província de Raqqa em combate contra Estado Islâmico

13:40 | Jun. 04, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
Beirute, 04 (AE) - Tropas da Síria chegaram neste sábado ao limite da província de Raqqa, no norte do país. A área é apontada como a capital na prática do Estado Islâmico, grupo combatido agora em quatro frentes na Síria e no vizinho Iraque.

O Estado Islâmico, que controla grandes porções de território nos dois países, enfrenta as tropas sírias, os combatentes apoiados pelos Estados Unidos e militantes da oposição no norte da Síria. Além disso, luta com as forças do governo iraquiano em Falluja.

O governo sírio não tinha presença em Raqqa desde agosto de 2014, quando o Estado Islâmico capturou a base aérea de Tabqa e matou vários soldados do governo. A capital provincial, Raqqa, tornou-se uma base para os militantes.

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos afirmou que as tropas sírias atingiram a "fronteira administrativa" da província de Raqqa, com o auxílio de ataques aéreos da Rússia. Segundo a entidade, durante três dias de confrontos morreram 26 membros do grupo extremista e nove soldados das forças pró-governo.

O braço midiático do grupo libanês Hezbollah, que luta ao lado das forças do governo, afirmou que as tropas sírias atingiram a fronteira da província de Raqqa após avançarem seis quilômetros na tarde deste sábado. A linha de frente fica a cerca de 80 quilômetros da cidade de Raqqa. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente