Participamos do

Suposto jihadista mata policial e esposa na França

Suspeito de ligação com "Estado Islâmico" esfaqueia chefe de polícia e esposa no subúrbio de Paris. Presidente francês classifica ato como terrorista e diz que país sofre ameaça "significativa"
05:58 | Jun. 14, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia

A polícia francesa matou na noite desta segunda-feira (13/06) um homem que esfaqueou um chefe de polícia e sua mulher, também policial, no subúrbio de Paris. As autoridades abriram uma investigação para apurar se o crime tem relação com o grupo extremista "Estado Islâmico" (EI).

O presidente francês, François Hollande, disse que o ataque foi "incontestavelmente um ato terrorista" e o classificou como "odioso".

"Luz será lançada sobre as circunstâncias deste drama abominável cuja investigação irá determinar a natureza exata", disse Hollande em comunicado. "A França está enfrentando uma ameaça terrorista muito significativa."

O ataque ocorreu em frente à casa onde o casal vivia em Magnanville, a 55 quilômetros da capital francesa. Depois de matar o policial, de 42 anos, o homem entrou na casa e fez a mulher e o filho da vítima reféns.

Depois de horas de negociações frustradas, policiais de elite entraram na casa e mataram o suspeito com um tiro.

O porta-voz do Ministério do Interior, Pierre-Henry Brandet, informou que a polícia conseguiu resgatar o menino de três anos, mas encontrou o policial e a mulher dele mortos.

Ligação com o EI

A agência de notícias Amaq, porta-voz do EI, noticiou o ataque. "Combatente do Estado Islâmico mata vice-chefe da delegacia de polícia da cidade de Les Mureaux [vizinha a Magnanville] e sua esposa", escreveu a agência em seu site, segundo o grupo de inteligência SITE.

Se a informação for confirmada, esse seria o primeiro ataque na França desde que foi decretado estado de emergência após os ataques de novembro do ano passado em Paris, que deixaram 130 mortos.

O homem foi identificado como Larossi Abbala, de 25 anos, que chegou a recrutar jihadistas no Paquistão. Abbala vivia em Mantes-la-Jolie, também no subúrbio de Paris. Em 2013, ele foi condenado a três anos de prisão por associação a organização terrorista.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, disse que mais de cem pessoas suspeitas de terem ligação com terrorismo foram presas neste ano na França.

DW

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente