Participamos do

Refugiados sírios barrados na Grécia pagam para voltar para casa

12:20 | Jun. 11, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
A Europa parecia ser a terra prometida, pela qual valia a pena arriscar a vida. O sonho terminou, porém, num campo enlameado no extremo norte da Grécia. Agora, dezenas de refugiados sírios estão arriscando suas vidas novamente, mas na direção oposta. Eles estão pagando passadores para levá-los à Turquia e, de lá, voltarem para casa.

Em vez de enfrentar as ondas traiçoeiras do Mar Egeu novamente, eles vão pela perigosa corrente do Rio Evors, que corre pela fronteira entre a Grécia e a Turquia. A cada noite, grupos de refugiados se amontoam na estação de trem na pequena cidade fronteiriça de Didimoticho, a cerca de 3 quilômetros da fronteira, montando pequenas barracas e esperando por sua chance de atravessar.

Entre eles está Atia Al Jassem, um barbeiro de 27 anos nascido em Damasco, que viaja com sua esposa e uma filha de um ano depois de ter passado meses preso na fronteira da Grécia com a Macedônia, vendo suas esperanças de chegar à Europa desaparecerem.

"Estou indo a Turquia, eu não quero mais a Europa", diz. "Acabou", acrescenta. "Estamos muito cansados, destruídos, e eu tenho um bebê", lamenta. "Estaria melhor na Síria debaixo dos bombardeios do que aqui."

A família chegou à Grécia em fevereiro, atravessando o Egeu e atingindo o norte da Grécia, mas a jornada acabou na fronteira com a Macedônia.

Países europeus e dos Bálcãs estreitaram crescentemente restrições de entrada no início do ano, antes de fecharem fronteiras para os refugiados completamente em março. Fonte: Associated Press.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente