Participamos do

Kuczynski tem vantagem e instituto diz que resultado é "irreversível" no Peru

10:50 | Jun. 08, 2016
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
O economista Pedro Pablo Kuczynski mantém nesta quarta-feira uma estreita vantagem sobre a rival Keiko Fujimori, na contagem dos votos do segundo turno da eleição presidencial do Peru. Com mais de 98% das atas contabilizadas, Kuczynski tem 50,1% dos votos, frente a 49,9% de Keiko Fujimori, filha do ex-presidente Alberto Fujimori.

A diferença que separa os dois é de pouco mais de 50 mil votos. Na avaliação do presidente do instituto Ipsos, Alfredo Torres, o triunfo de Kuczynski é "definitivo". Citado pelo jornal El Comercio, Torres disse que, para reverter a vantagem, Keiko precisaria obter mais de 70% dos votos em quase todas as atas que faltam processar, o que ele considerou "materialmente impossível".

O Nobel de Literatura peruano Mario Vargas Llosa, crítico do fujimorismo, afirmou em Madri que a "esperança é que a ligeira vantagem que tem Pedro Pablo Kuczynski se confirme". Na avaliação de Vargas Llosa, com Kuczynski à frente do governo "teriam um respaldo que não seria o caso se a filha de um dos piores ditadores que tivemos em nossa história ocupasse o poder com o voto dos peruanos".

Cerca de 1,1% das cédulas escritas a mão recebidas nos centros de votação foram impugnadas e enviadas a um júri eleitoral especial para que se decida sobre a validade desses votos e, depois disso, eles voltem ou não a ser contabilizados pelo organismo eleitoral.

Caso Kuczynski confirme a vantagem, terá obtido uma virada surpreendente. Fujimori venceu no primeiro turno, em abril, e liderava as pesquisas anteriores à votação do último domingo, ainda que com margem estreita.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente